Avós: Prata no cabelo e Ouro no coração?

Dia dos Avós

Hoje as vovós têm cabelo de todas as cores; são loiras, platinadas, morenas, castanhas e até azuis ou com múltiplas cores!!

Mas o coração é sempre de ouro.

Mas você sabe qual a origem do Dia dos Avós?

Nós da Estilo 5.0+ fomos pesquisar para você.

O Dia dos Avós é celebrado em 26 de julho em homenagem à Santa Ana e São Joaquim. A data recorda a canonização de ambos os santos em 1584 pelo Papa Gregório VII.

São Joaquim e Santa Ana eram os pais da Virgem Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, que por esse motivo são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós.

Durante séculos essa foi uma data reservada para homenagear os pais de Jesus.

Mas, em 2003, por ação de Ana Elisa do Couto (1926-2007), uma senhora portuguesa mais conhecida por “Dona Aninhas”, que tinha 6 netos, conseguiu em Portugal que a data fosse instituída para homenagear todos os avós.

Desde então, no Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho.

O Dia dos Avós também é comemorado em outros países, como na Itália, no Reino Unido, na Austrália, França, Canadá e em muitos outros países, mas em datas diferentes.

Quais as delícias da arte de ser Avó?

  • Ser avó é mais do que ter netos é uma sensação de continuidade da sua existência e a devolução do filho, ou filha, que cresceu.
  • Você se torna divertida, quando está cansada, animada, quando está triste, criativa, quando quer sossegar, correr pela casa, quando quer assistir tranquilamente um bom filme.
  • Os avós nos dias atuais, muitas vezes, desempenham muitos papéis: são babás, enfermeiros, cuidadores, companheiros de brincadeiras, amigos e até mesmo pais e professores substitutos!
  • Passar tempo com os netos é uma das coisas mais importantes para ambos. É através desse tempo precioso que conseguem transmitir amor, valores e crenças.
  • Colaboração Inter geracional. A troca entre as gerações favorece avós e netos.
  • Conviver com os netos tem efeitos muito positivos para a saúde e bem-estar dos avós e dos netos. Mesmo aqueles netos com personalidade mais forte se acalmam quando junto de avós carinhosas.
  • Avós que têm a oportunidade de estar com os netos têm menos depressão do que aqueles que não fazem isso.
  • Os avós ativos possuem mais saúde do que os avós passivos que escolhem viver distante da família. Até mesmo o risco do desenvolvimento de Alzheimer e outros distúrbios cognitivos ficam muito reduzidos através da convivência e dos laços de amor que envolvem uma relação tão doce quanto dos avós com seus netos.
  • Cuidar dos netos dá um novo significado para a vida, que pode ter se perdido com a passagem dos anos e o envelhecimento natural do corpo.
  • Esses avós voltam a ter uma identidade, uma razão para viver e conseguem fazer planos para o futuro, pois desejam profundamente ver os netos crescerem e chegarem a fase adulta.

Rachel de Queiroz escreveu sabiamente sobre A Arte de Ser Avó. “Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade.”

Avós também podem ser engraçados e quebrar paradigmas! Separamos alguns vídeos para você se divertir:

As Rainhas da Torcida | Trailer Legendado – trailer – 2’24

Avós da Razão e as Rainhas da Torcida – 8’37

Feliz Dia dos Avós – Quebrando paradigmas | Avós da Razão – 0’31

Curta sua avosidade! Parabéns a todo os Avós com uma longevidade amorosa e feliz!

Continue acompanhando o nosso Blog e siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *