Celebrações de Ano Novo em diferentes culturas. Vamos conhecer?

Celebrações de Ano Novo em diferentes culturas - Vamos conhecer

A celebração do ano novo em diferentes culturas traz a sua própria interpretação do rito de passagem. Algumas com alegria e festividade, outras com mais reflexão e outras ainda com muitas tradições e superstições.

O que há em comum é a expectativa de que o novo ano traga mais felicidades e realizações para as pessoas.

É uma data que, para muitas pessoas, traz também um sentimento de renovação, de redefinir planos e começar uma nova etapa na vida com muito entusiasmo e esperança.

Vamos saber um pouco sobre o Ano Novo em diferentes culturas

Ano Novo no Brasil

Usado por boa parte do mundo, inclusive no Brasil, a passagem do Ano Novo é comemorado de 31 de dezembro para 1 de janeiro e, em muitos casos, a festa tem um caráter religioso cristão.

A comemoração ocidental teve início em 46 a.C. com um decreto do governador romano Júlio César, mas o dia 1o de janeiro foi oficializado como Dia de Ano Novo depois da mudança do calendário no século XVI realizada pelo papa Gregório XVII, e passou a ser conhecido como calendário gregoriano que é seguido atualmente pelo mundo todo.

O calendário gregoriano se baseia na rotação da Terra ao redor do Sol e tem uma imprecisão de algumas horas, e por isso é necessário acrescentar um dia a cada 4 anos.

O Brasil adotou o calendário e a prática da comemoração do ano novo pela influência portuguesa.

A palavra “Réveillon” tem origem francesa e significa “despertar” e começou a ser usada no século XVII para as festas realizadas pela nobreza francesa e mais tarde, se popularizou.

Algumas tradições e superstições na virada do ano que muitas pessoas seguem independente de suas religiões:

  • Celebrar com fogos de artifício e champanhe
  • Oferendas ao mar como culto a Iemanjá
  • Vestir-se de branco como simbologia a paz e reverência ao orixá Oxalá
  • Pular as 7 ondas, comer sementes de romãs, entre muitas outras

Ano Novo Judaico

O Ano Novo Judaico é chamado de “Rosh Hashana” que significa “cabeça do ano” e é celebrado entre o final de setembro e o início de outubro, dura 10 dias e se baseia no calendário judaico.

O Ano Novo é um dos feriados mais significativos para os judeus.

O termo “cabeça do ano”é justamente porque essa passagem envolve uma profunda meditação e reflexão sobre o ano que passou, acertos e erros cometidos e planejamento para o próximo periodo.

A saudação mais comum entre quem celebra a data é “Shana Tovah”, que significa literalmente “bom ano”.

Algumas tradições:

  • O toque do Shofar, um instrumento feito de chifre de carneiro, é tocado nas manhãs do Ano Novo, geralmente dentro das Sinagogas.
  • Normalmente é comemorado com refeições tradicionais em família que incluem frutas e alimentos que tem significado específico de desejo para o novo ano como por exemplo a Maçã com mel para que o novo ano seja doce, A Romã para um ano de bons feitos, a Cenoura que significa prosperidade e multiplicação e a Cabeça de peixe que representa o desejo de ser o melhor.
  • Fazer uma prece onde tenha água corrente – para que a água leve os pecados que foram cometidos
  • Não tirar cochilos durante o Rosh Hashaná, a não ser que seja um dia de descanso semanal, chamado de Shabat.

Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês segue um calendário lunar que tem 12 meses e, em anos bissextos, 13 meses. É uma das maiores comemorações mais importantes e populares da China que pode ter até sete dias de duração.

A data do Ano Novo Chinês é móvel e pode acontecer entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro. Ela é definida pela lua nova que acontece nesse período. Em 2023, o Ano Novo Chinês começa em 22 de janeiro de 2023 e vai até 09 de fevereiro de 2024 e será o Ano do coelho!

O calendário chinês relaciona cada ano a diferentes animais, prática oriunda do budismo onde Buda teria convidado animais para uma festividade e somente 12 teriam aparecido e, para homenageá-los, os anos passaram a ser conhecidos pela ordem de chegada de cada um deles, sendo: 1.Rato, 2.Boi, 3.Tigre, 4.Coelho, 5.Dragão, 6.Serpente, 7.Cavalo, 8.Carneiro, 9. Macaco. 10. Galo, 11.Cão e 12. Javali.

Algumas das tradições do Ano Novo Chinês:

  • Pratos tradicionais que simbolizam sorte como bolo de arroz e peixes
  • Decorações das ruas com luzes e decorações na cor vermelha que remetem a prosperidade e celebração
  • Lançamento de pequenas lanternas com um desejo escrito nelas para o novo ano que se inicia
  • Momento em que milhões de pessoas retornam as suas terras natais para rever a família. O jantar nessa data é considerada a refeição mais importante do ano.
  • Trocar envelopes vermelhos contendo dinheiro, em geral valores que tenham o número 8, já que a palavra 8 em chinês tem o mesmo som que a palavra “riqueza”.

Ano Novo Japonês

O Ano Novo Japonês é chamado de “Shougatsu” e é comemorado de 31 de dezembro a 3 de janeiro. Ao contrário de muitos locais onde a chegada do ano novo é comemorada com muitos fogos de artifício, no Japão, a comemoração é essencialmente mais introspectiva, familiar e recheada de rituais e tradições.

Vamos conhecer algumas delas:

  • 108 badaladas “Joya no Kane” – no dia 31 de dezembro ocorrem as badaladas, sendo que a última acontece exatamente à meia noite para celebrar a chegada do ano novo. É um ritual budista que significam os 108 desejos mundanos do homem e as badaladas servem para afastar esses pecados e purificar o homem para o novo ano.
  • A sopa do Ano Novo “Ozoni” que significa “vários ingredientes cozidos juntos”- o principal ingredient dessa sopa é o “Mochi”bolinho de arroz e são adicionados vegetais, algas, carne, frango, peixes ou frutos do mar. Ela é consumida durante as festividades de ano novo para trazer saúde e boa sorte no novo period que se inicia.
  • A primeira visita do ano ao temple “Hatsumode”- as pessoas normalmente vão com trajes típicos e rezam por um novo ano próspero e com saúde.
  • Amuletos de Ano Novo – os japoneses são muito supersticiosos e no Ano Novo é muito comum que as pessoas adquiram talismans para trazer boa sorte e felicidade como por exemplo o Omamori feitos de pedaços de papel onde aparece o nome de uma divindade ou uma oração e colocado em pequenos saquinhos de tecido. O Daruma é um boneco que tem os olhos brancos onde que a pessoa deve preencher o esquerdo ao fazer um pedido e pintar o direito somente se o desejo for atendido. O Maneki Neko ou gatos da sorte tem o objetivo de atrair sorte e fortuna as vidas das pessoas e aos estabelecimentos comerciais.

Dicas especiais para uma boa passagem de ano:

  • No Ano Novo, esteja com as pessoas que você ama. É uma época de celebração e alegria, por isso é importante estar cercada de pessoas que lhe fazem bem. Se não for possível, envie mentalmente uma mensagem de amor para elas!
  • Faça uma lista de coisas pelas quais você é grato. É uma ótima maneira de começar o novo ano com o pé direito, agradecendo pelas coisas boas da sua vida. Se tem dor em algum lugar do corpo, lembre-se de todos os outros lugares em que nada dói e tudo funciona!
  • Faça um plano para o ano que está por vir. Pense em seus objetivos pessoais e profissionais e crie um plano para alcançá-los.
  • Dentre os seus objetivos, lembre-se de incluir a celebração da vida sempre que puder. Com a família, amigos e sozinha com você!

O Ano Novo é um momento de renovação e possibilidades. Aproveite o máximo!

Feliz ano novo! Que a esperança e as alegrias se multipliquem em cada momento do próximo ano!

 

Se quiser saber mais sobre outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *