O poder do riso para a saúde física e mental

O poder do riso para a saúde física e mental

Não é à toa que a frase “A paz começa com um sorriso” de Madre Teresa de Calcutá faz a gente refletir imediatamente sobre a rabugice da rotina diária que pode impregnar muitas pessoas, seja pelo stress, ou pela enxurrada de más notícias que a mídia publica diariamente.

Mas nada como um belo sorriso para desmanchar qualquer iniciativa de encrenca à vista. Seja em casa, na rua, no trânsito ou em qualquer ambiente.

O sorriso desarma e convida a gente a retribuir.

Charles Chaplin comentou certa vez que o humor dispersava as nuvens da suspeita e da angústia. E que os ditadores odeiam comédia porque ela tira o poder de quem se acha importante demais.

Isso também pode ser válido para aqueles chatos que nada consegue animar. E nunca assistem uma comédia divertida!

Na matéria “O Poder do Riso” publicada na revista Vida Simples, edição 152, aparecem muitas citações sobre esse tema que faz a gente pensar e até mudar a expressão facial.

Na matéria, é citado o livro Rir é preciso – Descubra a ciência por trás do humor e aprenda a usá-lo para atravessar períodos difíceis e criar relações mais próximas, do psiquiatra Daniel Martins de Barros.

Ele escreveu o livro após alguns meses de isolamento no período da Covid 19 quando se percebeu irritado. O riso o ajudou a melhorar o seu estado emocional e decidiu escrever sobre isso e compartilhar esse santo remédio.

O Sorriso é contagiante!

Você sabia que o sorriso é contagiante e, segundo matéria da UOL (*), isso se deve ao sistema nervoso, mais precisamente aos “neurônios-espelho” do nosso cérebro, localizados no lobo frontal e ativados por determinadas atividades e repetidos por quem observa a gente.

É só observar como isso se confirma. Ao perceber uma pessoa sorrindo, em geral a gente sorri também porque, segundo a matéria, o cérebro reconhece a fisionomia do sorriso e acaba gerando essa imitação de forma automática e inconsciente.

Você já deve ter ouvido a expressão “rir é o melhor remédio”. Essa expressão, bastante popular, é verdadeira, sendo o sorriso, inclusive, recomendado pelos médicos.

A ação de sorrir melhora nosso sistema respiratório e imunológico, aumenta a oxigenação sanguínea, além de provocar a liberação de substâncias em nosso corpo que diminuem o estresse e que ajudam a diminuir a dor.

Sorrir também nos aproxima de outras pessoas, ajudando na sociabilização.

Caminhando na rua, no trânsito ou em qualquer ambiente, um belo sorriso desmonta qualquer mau humor e transforma desconhecidos em simpatizantes.

Risoterapia: a terapia do riso

A Risoterapia é uma técnica psicoterapêutica que consiste em criar diferentes situações com as quais se pode libertar tensões físicas e emocionais através do riso.

Essa técnica já é utilizada em alguns hospitais como forma de melhorar a qualidade de vida do paciente e criar um ambiente agradável, reduzindo o desconforto de uma doença ou internação.

Assistir a comédias quando você está com alguma dor persistente ou stress, ajuda a aliviar os sintomas.

A Risoterapia usa o humor e o riso para aliviar a dor, o estresse e os sentimentos negativos.

Os benefícios do sorriso para a saúde física e mental

Veja os principais benefícios do riso citados por Pérsio Silva, o Dr. Palhaço e o Hcor:

  1. Rejuvenesce porque movimenta a musculatura do rosto e ajuda a manter a elasticidade da pele
  2. Exercita o cérebro e faz bem a autoestima porque libera serotonina e endorfina que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria, reduzindo o risco da depressão, ansiedade e estresse.
  3. Faz bem ao coração porque aumenta o fluxo sanguíneo, auxiliando no controle da pressão arterial e protegendo contra problemas cardiovasculares.
  4. Ajuda a dormir melhor e alivia a tensão porque diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.
  5. Fortalece o sistema imunológico porque aumenta o nível de alguns anticorpos e desativa alguns hormônios relacionados ao estresse.
  6. Ajuda a sociabilização porque sorrir também nos aproxima de outras pessoas, afinal ser bem humorado faz bem para o outro e para você.

Sorrir também ajuda a queimar calorias, melhorar a qualidade de sono, a digestão e estimular a criatividade. E, ainda, segundo matéria do HCor, sorrir traz efeitos terapêuticos, como retardar o aparecimento das rugas.

Fontes:

*https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/por-que-riso-contagiante.htm

https://pesquisa.bvsalud.org

https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/conheca-os-beneficios-do-riso-para-a-saude-fisica-e-mental/

Trouxemos alguns vídeos para você saber mais sobre a importância e os benefícios de rir e sorrir:

A importância de rir e sorrir |Hospital Israelita Albert Einstein – 2:53

A Importância de rir com frequência | Pérsio Silva | Ep. 72-  04:29

O que é a Terapia do Riso? | Psicologia online – 04:55

Livro: Rir é preciso – Descubra a ciência por trás do humor e aprenda a usá-lo para atravessar períodos difíceis e criar relações mais próximas.

rir é preciso

onde-comprar

 

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *