Quer se tornar um Superidoso? Conheça os 5 principais hábitos

Quer se tornar um Superidoso

Em matéria publicada no jornal O Estadão e no site do Terra sobre esse tema, encontramos a seguinte definição para os Superidosos:

“Superidosos são conhecidos por manter o ápice da proeza mental bem até os 90 anos e evitar doenças como o Alzheimer e outras demências”, diz Daniel Daneshvar, chefe da Divisão de Reabilitação de Lesões Cerebrais na Spaulding Rehabilitation Hospital, afiliada à Harvard.

“Embora o pensamento geral seja de que a memória declina e as funções cerebrais diminuem conforme envelhecemos, estudos sobre superidosos sugerem que isso não é inevitável, e pode haver maneiras de manter níveis elevados de função cognitiva por muito mais tempo na vida”.

O que tem de ‘super’ nos Superidosos?

Estudos descobriram que a genética é o componente mais significativo no estado de envelhecimento do cérebro.

“Superidosos também tendem a seguir um estilo de vida saudável, e muitos chegam aos 90 anos livres de problemas como doenças cardíacas, diabetes e pressão arterial alta”, afirma Daneshvar.

O estudo recomenda manter os hábitos diários saudáveis de muitos Superidosos para proteger seu cérebro e lista os 5 principais hábitos desse grupo:

1. Coma mais superalimentos

“Muitos Superidosos seguem dietas ricas em alimentos com alto teor de antioxidantes, polifenóis e ácidos graxos ômega-3. Esses nutrientes têm sido associados ao combate de inflamação e à proteção do corpo contra danos celulares causadores de doenças. Exemplos incluem frutas vermelhas, grãos integrais (aveia, quinua), peixes gordurosos (salmão, truta), oleaginosas (nozes, amêndoas), azeite de oliva, vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor), abacate e chá verde”.

2. Seja mais ativo

Superidosos tendem a se engajar em mais atividades físicas. Exercícios regulares parecem ajudar a manter o volume cerebral e a função cognitiva, mesmo que você comece mais tarde na vida.

O exercício provoca mudanças fisiológicas no corpo, como a produção de fatores de crescimento. Muitos estudos sugeriram que as partes do cérebro que controlam o pensamento e a memória são maiores em volume em pessoas que se exercitam do que em pessoas que não se exercitam”.

Não importa o tipo de exercício que você faz. Pesquisas descobriram que caminhar, nadar, outras atividades aeróbicas (especialmente treinamento intervalado de alta intensidade), treino com pesos, tai chi e ioga estão todos associados à melhora da memória. Mas a consistência é a chave. Ser ativo regularmente leva a maiores benefícios cerebrais”, informa Daneshvar.

3. Seja mais sociável

Superidosos tendem a ter mais interações sociais. Estudos mostraram que o engajamento social regular está associado a cérebros mais saudáveis. O oposto também é verdadeiro: o isolamento social está ligado a um volume menor de matéria cinzenta em regiões do cérebro relacionadas à cognição”.

4. Desafie-se

Superidosos desafiam o cérebro, e estudos mostraram que aprender coisas novas à medida que você envelhece ajuda na memória. Por exemplo: estude uma segunda língua, aprenda um instrumento musical ou adote um novo hobby”.

5. Tenha um bom sono

Superidosos também priorizam o sono – as diretrizes sugerem de sete a nove horas por noite. Durante o sono, o cérebro elimina resíduos metabólicos que se acumulam no início do desenvolvimento da doença de Alzheimer, diz Daneshvar.

Ter saúde é importante. Mas o que é ter saúde?

Na definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é mais do que não estar doente: engloba bem-estar físico, mental e social.

“Uma pessoa saudável é capaz de manejar de forma minimamente efetiva o estresse, mantém conexões sociais enriquecedoras, participa de sua comunidade e alcança equilíbrio entre as diversas esferas da vida, como trabalho, lazer e autocuidado”, resume a médica Simone Nascimento Souza, conselheira do Movimento Mente em Foco, iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil em entrevista para a Revista Vida Simples.

Em matéria publicada na Revista Vida Simples com o tema “Viva com Mais Saúde”, esse caminho para a saúde plena passa por:

“Uma rotina saudável pode ser resumida em alimentação rica em frutas, verduras, proteínas magras e grãos integrais, boa hidratação, exercício físico regular, tempo equilibrado entre sono, lazer e trabalho.

Além disso, evitar tabaco, consumo excessivo de álcool e alimentos ultra processados, manter relações sociais satisfatórias, observar a natureza, o corpo e as emoções, e buscar conexão espiritual. Cada um sabe o que faz ponte com o divino”.

As Blue Zones ou Zonas Azuis

Blue Zones são locais ao redor do mundo onde existe uma concentração de pessoas longevas que chegam ou ultrapassam os 100 anos de idade ativos e saudáveis.

Se você ainda não leu o nosso Blogpost sobre este tema, que traz o que estes “Superidosos ”das chamadas Blue Zones tem em comum, mesmo vivendo em localidades totalmente diferentes, acesse https://estilo5ponto0mais.com.br/blog/os-segredos-das-zonas-azuis-para-viver-ate-os-100-anos/

Trouxemos também um vídeo sobre a história de alguns Superidosos:

Hoje em Dia | Conheça a rotina e segredos dos superidosos que desafiam a idade – 06:49

Para muitos idosos e superidosos a idade é apenas um número “no RG”.  Vamos seguir essa jornada?

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Estilo 5.0+

Fontes:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/como-se-tornar-um-superidoso-conheca-5-habitos-desse-grupo-e-blinde-seu-cerebro,aff43cbe258c25a403a140947362925dq8p12lyf.html

https://www.estadao.com.br/saude/como-se-tornar-um-superidoso-conheca-5-habitos-desse-grupo-e-blinde-seu-cerebro/

https://vidasimples.co/saude-e-bem-estar/viva-com-mais-saude/ www.molimpacto.com.br

https://www.sorriamudaomundo.com.br/

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!