Mindset, você conhece a psicologia do sucesso?

Você conhece a psicologia do sucesso

Mindset é a nova psicologia do sucesso. Mudança de atitude mental onde você escolhe o seu caminho.

Recentemente tivemos a oportunidade de comentar o livro Mindset, da professora Carol Dweck, de Stanford, onde ela propõe a avaliação da nossa atitude mental rumo ao sucesso.

Em seu livro, Mindset- A nova Psicologia do Sucesso, Carol Dweck apresenta os resultados de uma pesquisa realizada ao longo de décadas com crianças e adultos e apresenta uma conclusão fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida é crucial para o sucesso.

Segundo o estudo há dois tipos de mentalidade, ou Mindset: Mindset Fixo e Mindset de Crescimento.

MINDSET FIXO:

Pessoas com Mindset Fixo entendem que o sucesso consiste em provar que tem razão e que é talentosa e inteligente. Sem revisão. Acredita que suas qualidades são imutáveis.

MINDSET DE CRESCIMENTO:

No caso das pessoas com Mindset de Crescimento, estão sempre revendo e se dedicando a novos aprendizados. O importante é abrir-se para aprender algo novo.

Numa versão interpretada por  Fábio Di Giacomo, engenheiro de gente e estrategista mental ele destaca:

“De forma literal, Mindset é o ajuste da mente. É a maneira que a mente está ajustada para funcionar e como estamos programados para agir diante de determinada situação”.

No dia a dia, nos comportamos de acordo com nossas experiências passadas e, por isso, criamos um círculo, nem sempre virtuoso, de como percebemos determinados assuntos. Para quebrar esse “vício” temos de olhar nossas experiências de maneira profunda, atribuindo uma nova programação de pensamentos e assim, mudar a maneira que reagimos aos desafios.

A palavra-chave não é mudança e sim, transição.

Segundo Fabio, na maturidade o maior desafio é viver o presente. Este é o único tempo que podemos controlar. O passado já se foi e o futuro, só nos traz preocupações”. E com a velocidade do mundo atual, não dá para fazer planos de mais de 3 anos. Este tipo de planejamento serve como norte, uma visão para guiar nossos passos, mas sem nos agarramos a ele.

A proposta é um mergulho interno; uma avaliação da nossa trajetória até o momento atual de vida, com a consciência de como é viver no agora e encarar o presente para viver com mais leveza e serenidade.

Lembre-se: o cérebro é como um músculo: ele se modifica e se fortalece quando usado e exercitado. O resultado do esforço é um cérebro mais forte e mais inteligente.

Pesquisamos e trouxemos alguns vídeos com mais informações:

Mindset – A Nova psicologia do sucesso|Carol Dweck – Superleituras – 6´56

Como estas duas mentalidades podem reduzir ou elevar sua autoconfiança | Fábio Di Giacomo – De Dentro para Fora 05:10

Qual é o seu Mindset? | João Francisco da Impact Player – 10:36

Vamos rever a nossa atitude mental e exercitar o Mindset de Crescimento para viver de forma positiva e feliz a nossa longevidade?

Uma mente positiva e o aprendizado constante proporciona um novo olhar para um caminho otimista em todos os momentos da vida!

Quer saber mais sobre esse tema? Continue navegando aqui no nosso site e siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.