A mulher sempre foi reconhecida como multitarefa, o que tem seus desafios quando se refere a dar conta de todas elas e acabar optando por aquelas, que em geral, nos dá mais prazer, a chamada procrastinação.
A procrastinação pode atrapalhar a conquista de nossos objetivos pessoais e profissionais. É preciso um bom trabalho de autoconhecimento para conseguir evitá-la.
Afinal, é tentador adiar uma tarefa que não gostamos por outra que nos dá mais prazer. Mas isso pode acabar complicando o nosso dia e objetivos.
Pesquisamos e trouxemos algumas dicas para você escapar desta armadilha.
Dicas de como vencer a procrastinação
-
Autoconhecimento:
O primeiro passo para vencer a procrastinação é entender por que você está procrastinando. Reflita sobre quais tarefas ou atividades você geralmente adia e porquê. Pergunte a si mesmo se há medos, insegurança ou falta de motivação por trás disso. Conhecer suas razões pessoais para procrastinar é fundamental para combatê-la.
“Pesquisas mostram que em metade do nosso tempo estamos desatentos. E quanto mais desatentos estamos, menos consciência temos de nós mesmos. Então, buscar maneiras de treinar nossa atenção e viver mais em um estado de atenção plena funciona como uma ajuda transversal” comentou o fundador e coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness para a Revista Vida Simples.
- Estabeleça metas claras:
Defina metas específicas e mensuráveis para o que deseja realizar. Ter objetivos claros ajuda a manter o foco e a motivação, tornando mais difícil adiar as tarefas.
A organização das atividades no dia anterior costuma ajudar. Anote no bloco de notas do seu celular ou mesmo numa agenda de papel. E vá eliminando da lista à medida em que for cumprindo cada tarefa. A sensação de alívio compensa!
-
Priorização:
Organize suas tarefas em ordem de importância. Concentre-se nas atividades mais cruciais e comece por elas. Às vezes, adiamos as tarefas difíceis, quando na realidade, devemos enfrentá-las primeiro.
- Divisão de tarefas:
Divida suas tarefas em partes menores e mais fáceis de administrar. Isso torna as atividades menos assustadoras e mais simples de iniciar. Comprometa-se a concluir pelo menos uma pequena parte da tarefa a cada dia.
- Eliminar distrações:
Identifique as principais distrações em seu ambiente de trabalho ou em casa e tente eliminá-las. Desligue notificações de redes sociais, mantenha o ambiente organizado e crie um espaço de trabalho focado.
Com a prática do trabalho em home office, as mulheres se sobrecarregaram na divisão entre as tarefas profissionais e as domésticas. A gestão da casa, da família simultânea aos prazos das tarefas profissionais requer muito planejamento e foco.
Mas há algumas técnicas que podem nos ajudar no dia a dia.
Trouxemos uma delas para você conhecer.
Técnica Pomodoro – Metodologia de gerenciamento do tempo
Técnica criada pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980, a Pomodoro Technique ou Técnica Pomodoro consiste em uma metodologia de gerenciamento de tempo que encoraja as pessoas a trabalhar com o tempo que elas têm – e não contra ele.
Envolve trabalhar por um período de tempo específico (geralmente 25 minutos) com concentração total e, em seguida, fazer uma pausa curta. Essa abordagem pode ajudar a manter o foco e aumentar a produtividade.
Após os 25 minutos de foco total, faça uma pausa curta, geralmente de 5 minutos. Pare o que estiver fazendo e se afaste do local por 5 minutos.
Utilize esse tempo para esticar as pernas, respirar fundo, fazer um pequeno lanche, ir ao banheiro, tomar água ou um café.
A técnica Pomodoro recebeu esse nome porque seu fundador utilizava um cronômetro em formato de tomate, “pomodoro” em italiano.
Destaques da técnica:
- Recompensas e autocompaixão:
Estabeleça recompensas para si mesmo após concluir tarefas importantes. Celebre seus sucessos, por menores que sejam. Lembre-se de que todos procrastinam por motivos ocasionais, e não seja muito difícil conseguir a mesma coisa quando isso acontecer.
- Crie um cronograma:
Elabore um cronograma ou lista de tarefas diárias. Isso ajudará a visualizar o que precisa ser feito e a manter o compromisso de completá-las.
- Controle o perfeccionismo:
Muitas vezes, o perfeccionismo pode levar à procrastinação. Lembre-se de que nem tudo precisa ser perfeito, e é melhor fazer algo de forma adequada do que não fazer nada.
- Busque apoio:
Compartilhe seus objetivos com amigos, familiares ou colegas de confiança. Ter alguém para responsabilizá-la pode ser um grande motivador.
- Aprenda a dizer não:
Às vezes, a procrastinação ocorre porque você está sobrecarregado com compromissos. Aprenda a dizer não a tarefas ou atividades que não são prioritárias.
Outra técnica que permite atingir um estado caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, é o Estado de Flow. Falamos sobre isso em outro Blogpost aqui na Estilo 5.0+, quando a nossa Fundadora conversou com o especialista na ativação do Estado de Flow, Cadu Lemos. Se você ainda não leu, acesse https://estilo5ponto0mais.com.br/blog/saiba-tudo-sobre-o-estado-de-flow/.
Lembre-se de que vencer a procrastinação é um processo contínuo que exige paciência e prática. Comece com pequenos passos e, gradualmente, você poderá eliminar esse hábito e alcançar seus objetivos de forma mais eficaz.
Se quiser saber mais sobre outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes:
Revista Vida Simples – edição 258- “Amanhã eu faço…”