Menopausa e Libido. Um assunto sério.

Menopausa e Libido

O que é libido? É a vontade de fazer sexo; o apetite sexual.

E o que acontece com a libido da mulher na menopausa?

A falta de libido é uma situação comum que afeta muitas mulheres durante a menopausa e as causas podem ser diversas:  a redução dos hormônios testosterona, estrogênio e progesterona, problemas de relacionamento, emocionais, estresse com as mudanças físicas do corpo, o uso de medicamentos controlados são algumas delas.

Na menopausa, o corpo da mulher passa por várias alterações físicas e emocionais. É importante entender, conversar sobre o assunto e se adaptar às mudanças que estão ocorrendo nesse período para viver com tranquilidade esse momento de transição.

Muitas mulheres conseguem ter uma vida sexual satisfatória durante a menopausa e têm menos perturbações. Outras, nem tanto, perdem a autoestima, ficam inseguras em relação ao parceiro e, muitas vezes entram em depressão e fazem uso de medicamentos, ou soluções nem sempre saudáveis, o que pode piorar o cenário.

Pesquisamos algumas situações comuns durante a menopausa que podem afetar o relacionamento sexual em alguns sites e nos vídeos de ginecologistas que você pode assistir ao final do texto

  • Secura vaginal: a lubrificação já não é a mesma. Pode ocorrer dor ou medo da penetração. Isso pode ser resolvido com lubrificantes e hidratantes vaginais.
  • Ondas de calor: os fogachos noturnos.
  • Alterações de humor: instabilidade emocional: 20 minutos de meditação diária podem reduzir o estresse e melhorar o estado mental, promovendo sensação de bem estar.
  • Aumento de peso: retenção de líquido e aumento da gordura corporal que afetam a autoestima. Momento de reforçar os exercícios físicos e rever a dieta alimentar.
  • Insônia: uma xícara de leite morno com um toque de canela, adoçada com mel antes de dormir relaxa e pode proporcionar uma melhor no sono. Aromatizar o quarto com óleo de lavanda pode ser bem relaxante.

Algumas dicas de especialistas para garantir mais tranquilidade nessa etapa da vida:

  • Converse com seu parceiro: importante o diálogo franco para que você possa expor seus sentimentos e preservar a autoestima. Essa atitude pode reforçar o vínculo afetivo.  Em alguns casos, busque a terapia de casal com um profissional qualificado.
  • Reinvente sua rotina: Planeje ir a lugares diferentes e ter experiências divertidas que incluem estimular os sentidos. Uma massagem a dois, fuga para um hotel-spa podem ser excelentes recursos para reavivar o relacionamento do casal.
  • Tenha projetos pessoais: crie outras coisas além de filhos. Traga mais vitalidade e criatividade para este seu momento de renascimento. Cultive a alegria interior, realizando mais hobbies do que grandes projetos de vida, trabalhos desinteressados e de doação. Libere a sua criatividade!
  • Exercite-se: Prefira exercícios cardiovasculares que ativam a circulação sanguínea.
  • Busque uma alimentação saudável: consulte uma nutricionista
  • Busque ajuda com o seu médico: o ginecologista pode fazer a melhor recomendação para você. Até mesmo reposição hormonal. Mas neste caso é necessário se informar, pesquisar e avaliar se essa é a melhor alternativa. Discuta com seu o médico sobre os benefícios e consequências.

Trouxemos também um vídeo para quem quiser saber um pouco mais sobre a falta de libido na menopausa. Acesse:

Menopausa e falta de libido | Médico em Casa – 09:13

Viva plenamente todas as etapas da vida, com sabedoria. Aceite naturalmente as mudanças, busque informações e os recursos necessários disponíveis para atravessar o climatério e a menopausa no controle da vitalidade, da beleza e da saúde.

E seja imensamente feliz!

Quer saber mais sobre menopausa? Navegue aqui no site e siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.

Fontes consultadas: vídeos com ginecologistas.

Menopausa e falta de libido | Médico em Casa – 09:13 – link no texto

Perda de libido e saúde sexual da mulher – | Dra. Erica | Casal Mantelli – 09:08

Baixo desejo sexual na menopausa? Saiba como lidar – Dra. Vânia Machado – 06:44

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.