Você sabe o que é transformação digital?

Transformação Digital

Transformação Digital pode ser definida como um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais – definição da Wikipedia.

Transformação Digital nos pequenos negócios pela COVID-19

As mudanças são recentes e profundas e irão mudar para sempre o jeito de viver e de fazer negócios. “O balcão da loja agora é o WhatsApp. Os produtos novos não estão mais na vitrine, mas no feed do Instagram. A sala de reuniões é o Zoom, e os pedidos não param de chegar nos apps de entrega. Entre os itens de segurança, um túnel de desinfecção. “ É assim que começa um artigo do Sebrae sobre a transformação provocada pela COVID nos pequenos negócios.

Neste novo cenário a transformação digital se tornou mais crucial do que nunca, principalmente para os empreendedores, as micros e pequenas empresas. O muro entre off-line e on-line foi destruído em pouquíssimo tempo.

Segundo o Sebrae, a pandemia acelerou o processo de três anos em três meses.

“A transformação digital já vinha sendo debatida e vivida por grandes empresas. Em 2020, ano em que a pandemia de Covid-19 impactou o mundo inteiro, essa movimentação chegou também, e com força, às micro e pequenas empresas (MPEs). Isso porque foi necessário adotar recursos emergenciais para assegurar a continuidade das operações. Entre as pequenas empresas, aproximadamente 5,3 milhões de estabelecimentos alteraram de alguma forma o seu funcionamento. Desse número, cerca de 41,9% decidiram continuar apenas com o atendimento on-line e entregas à domicílio, segundo dados do Sebrae”.

Os empreendedores tiveram que se reinventar e repensar os seus negócios e, principalmente, os processos de venda e atendimento.

A Estilo 5.0+ foi buscar no Sebrae algumas dicas importantes para a transformação digital do seu negócio:

  • Planejamento: antes de contratar serviços é preciso ter um modelo de negócios e saber aonde você quer chegar com a transformação digital.
  • Selecione com cuidado o profissional ou fornecedor com quem irá trabalhar. Pesquise clientes antigos e atuais. Leia com atenção o contrato e quem irá ser responsável pelas senhas.
  • Formação de Preço. Se você não souber precificar lembre-se de avaliar a concorrência, comparar as taxas das plataformas de marketplace, manutenção mensal, comissão e prazo de pagamento para não impactar o seu fluxo de caixa.
  • Especificações técnicas do site: lembre-se que o site precisa ter um certificado de segurança, ser aptado para mobile (cellular) e permitir uso de técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca), caso contrário a sua página ficará escondida, dificultado a busca pelo cliente.
  • Logística: no uso da internet como canal de vendas é importante considerar o tempo de resposta ágil tanto para atender as demandas do cliente como para as entregas e ter um valor de frete adequado.

Pesquisamos um vídeo sobre Transformação Digital para você saber mais:

O que é transformação digital? Cristiano Barbosa – 11:17

Aproveite este período de mudanças e reflexão para se atualizar e ressignificar sua vida visualizando novas oportunidades.

Participe da jornada da revolução da longevidade com a gente!

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para saber quando os vídeos forem publicados!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue navegando em nosso site!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.