Cinquentou? Parabéns! Bem vinda à idade do poder!

Cinquentou? Parabéns! Bem vinda à idade do poder

50 anos é um marco importante na vida de praticamente todas as mulheres. Muitas mulheres 50+ despertaram para essa nova fase de vida e o que ela pode representar com o aumento da longevidade.

A chegada aos 50 anos normalmente é marcada por dúvidas, oportunidades, sonhos, angústias, reflexão e redirecionamento de propósitos. Claro, cada pessoa pode ter um sentimento diferente ou indiferente, mas as pesquisas demonstram que tem marcado um momento importante na vida de milhões de pessoas.

Para Márcia de Lucca, escritora, professora e praticante de yoga e meditação Ayurveda há mais de 35 anos, a maturidade para a mulher é a idade do poder, uma fase de transformação, saúde e beleza.

“Na idade do poder, a mulher deve viver em harmonia com o meio ambiente e com o seu momento de vida. Aceitar a maturidade como um presente da natureza. Honrar seu corpo alternando movimento e interiorização para enfrentar melhor essa fase de transformações tornando-se mais bonita, sábia, completa”.

Do livro: A idade do Poder – Márcia De Luca.

A gente da Estilo 5.0+ acha que o importante é chegar e atravessar essa fase mantendo-se saudável e feliz.

O que as pesquisas dizem sobre as Mulheres 50+

Uma pesquisa realizada pela Hype 50+ em 2019 já havia identificado que a maioria das Mulheres 50+ sentiam falta de produtos e serviços e não se sentiam representadas pelas comunicações das marcas.

Recentemente outro estudo realizado pela Agência de Comunicação Almap BBDO confirmou que esta invisibilidade continua, mesmo com os números expressivos que a gente representa.

Segundo os últimos dados do IBGE, as pessoas com mais de 50 anos no Brasil já representam 26,1% ou 55,5 milhões e nós mulheres somamos mais de 30 milhões. São Mulheres de diferentes gerações, a das Baby Boomers, a dos nossos pais e já temos também uma parte da Geração X com mais de 50 anos!

A pesquisa da Almap BBDO também reforça outro ponto que também já havia sido levantado anos atrás em outra pesquisa. Os novos 50+ querem viver a vida ao máximo, tem coragem de se reinventar, continuar aprendendo, querem se cuidar, se manter saudável e ser feliz!! Consideram a chegada aos 50, uma nova fase de vida e não mais o início do fim.

Em outra pesquisa recente realizada com Mulheres 50+ por Dimas Moura, fundador e criador de conteúdo, sobre o que elas querem nessa etapa da vida, ele identificou por exemplo:

  • Independência financeira
  • Uma vida digna
  • Liberdade para ir e vir
  • Paz, sossego e silêncio
  • Um amor de verdade ou fortalecer o que você já conquistou
  • Viajar pelo Brasil e pelo mundo
  • Trabalhar no que gosta, com propósito e realização
  • Fazer novos amigos que façam sentido neste momento
  • Desfrutar de novas experiências que não foram possíveis no passado
  • Fugir de pessoas negativas e sem expectativas.

“Todos temos poder e força para mudar o rumo da nossa vida” afirma Dimas.

Menopausa: as mudanças e desafios que ela traz para as Mulheres

Sem dúvida nenhuma a Menopausa tem tudo a ver com a chegada das mulheres aos 50 anos. Ela traz muitas mudanças e desafios para a maioria das mulheres nessa fase e aqui na Estilo 5.0+ já abordamos vários assuntos relacionados a estas mudanças.

Felizmente hoje podemos contar com o avanço da ciência e da tecnologia para tratar vários dos sintomas, mas é muito importante que as mulheres procurem profissionais qualificados para os tratamentos.

Vamos abordar alguns dos sintomas mais comuns da Menopausa:

  1. Calores ou fogachos: Ondas de calor, com episódios súbitos de sensação de calor no rosto, pescoço e na parte superior do corpo que podem vir acompanhados de vermelhidão no rosto. Para algumas mulheres, suores e palpitações no coração e alterações no sono.
  2. Impactos psicológicos: aumento da irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia e perda da memória.
  3. Alterações na forma física: pele, cabelos e unhas mais fragilizados. Gordura corporal aumentada, concentrada na região abdominal, perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia, aumento de peso.
  4. Risco aumentado de doenças cardiovasculares e redução da libido.

Claramente essa nova etapa que requer reajustes na rotina diária e novas necessidades. Por onde começar?

  1. Alimentação: novos hábitos. Mais nutrientes, vitaminas e comida de verdade.
  2. Atividade: mantenha-se ativa. exercícios físicos ajudarão na forma física e na produção de hormônios que dão a sensação de felicidade e ajudam nos ossos e articulações.
  3. Autoconhecimento: se necessário, é o momento de buscar uma terapia, meditação e a reflexão sobre si mesma. Revisão da vida. Manter a autoestima elevada. Desenvolver hábitos que proporcionem bem-estar.
  4. Cuide da sua saúde: mantenha sua agenda de consultas médicas em dia.

Trouxemos uma série de vídeos da Estilo 5.0+ para você saber mais sobre alguns sintomas da Menopausa e tratamentos possíveis:

Reposição Hormonal na menopausa, riscos e benefícios

Menopausa e os impactos na Libido

Os tratamentos da Menopausa

Menopausa e o Nevoeiro Mental

Menopausa – Os calores, causas e efeitos

Menopausa e a Psique

Nós aqui da Estilo 5.0+ , trabalhamos para ajudar a ressignificar essas maravilhosas Mulheres 50+ conectadas, curiosas e interessadas mas que ainda se sentem invisíveis pelas marcas.

Ouvindo as nossas Seguidoras e a nossa audiência e estudando as pesquisas, a gente fala e traz dicas sobre Moda, Beleza, Bem Estar, Diversão e bate papos com Mulheres 50+ sobre suas experiências.

Tudo para inspirar outras Mulheres 50+.

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Continue acessando o nosso site.
  • Siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://medsempre.com.br/blog/cinquentou-cuidados-nessa-fase/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *