Vamos saber sobre Aromaterapia e Óleos Essenciais?

Aromaterapia e Óleos Essenciais

Você sabe o que é Aromaterapia?

Aromaterapia é uma técnica terapêutica natural que utiliza aromas e óleos essenciais e que vem ganhando espaço importante entre as pessoas que buscam tratamentos complementares para o bem-estar físico e emocional.

Segundo matéria publicada na Revista Vogue em abril 2021, a aromaterapia é uma das melhores ferramentas à nossa disposição quando precisamos renovar as energias.

Quando o problema é emocional, a inalação é a rota mais rápida e eficaz para o tratamento porque o nosso cérebro possui um sistema chamado de “sistema límbico” responsável por receber o que o nosso nariz capta. As informações de cada aroma são decodificadas pelo córtex olfativo do cérebro convertendo em ação, a mensagem de cada molécula aromática. Dessa forma, se espalham pelo organismo, alcançando vísceras, vasos sanguíneos, órgãos e músculos, explica a especialista em aromatologia Sâmia Maluf em entrevista ao Catraca Livre.

Atualmente a Aromaterapia é indicada para várias situações, como por exemplo o alivio do estresse e da ansiedade, ajuda no relaxamento, melhoria do humor, na disposição, mas antes de iniciar o tratamento, é muito importante consultar um profissional especializado nessa área.

Óleos Essenciais, a base da Aromaterapia

Óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, extraídos de fontes vegetais, como plantas, flores, ervas e raízes e obtidos através de diferentes processos como por exemplo a destilação a vapor ou prensadas a frio, sem adição de nenhuma substância sintética.

Os óleos essências são poderosos, riquíssimos em substâncias com propriedades terapêuticas.

Importante lembrar que os óleos essenciais não devem ser utilizados diretamente na pele ou no cabelo. Prefira boas marcas de óleos essenciais para garantir a procedência e a qualidade do produto.

Menopausa e a Aromaterapia

A Aromaterapia com óleos essenciais é uma das abordagens terapêuticas que podem ser altamente eficazes contra alguns dos sintomas da menopausa, tanto físicos, como emocionais, segundo a By Samia Aromaterapia.

Ondas de calor, dores de cabeça, distúrbios do sono, depressão, alterações de humor, irritabilidade e ganho de peso são alguns dos sintomas que normalmente acompanham a menopausa e causam muitos transtornos a nós, mulheres maduras, neste período.

Trouxemos abaixo algumas sugestões de óleos essenciais indicados pela By Samia Aromaterapia. Mas lembre-se que para encontrar o óleo essencial que irá atender as suas necessidades, o ideal é conversar com um especialista ou naturopata que faça a correta indicação de uso e qual óleo usar para qual sintoma de maneira individualizada para você.

  • Óleos essenciais para ondas de calor: Cipreste, Sálvia Esclaréia, Hortelã-Pimenta e Gerânio.
  • Óleos essenciais para dores de cabeça: Manjerona, Lavanda, Hortelã, Pimenta, Manjericão.
  • Óleos essenciais para distúrbios do sono: Lavanda, Manjerona, Camomila Romana.
  • Óleos essenciais para alterações de humor: Bergamota, Sálvia, Esclaréia, Erva-Doce, Olíbano, Gerânio, Jasmim, Lavanda, Grapefruit.
  • Óleos essenciais para apoio geral e de equilíbrio para o corpo e a mente: Bergamota, Camomila Romana, Sálvia, Esclaréia,, Erva-Doce, Olíbano, Gerânio, Lavanda, Neroli, Rosa, Sândalo, Ylang Ylang.

Importante destacar que o óleo essencial é para uso em aromaterapia e não diretamente sobre a pele. Para ser utilizado em difusores ou em vaporização, como indica o vídeo da By Samia –  Aromaterapia usa óleos essenciais como tratamentos alternativos.

Para conhecer mais sobre a aromaterapia e os óleos essenciais, trouxemos alguns vídeos:

Óleos Essenciais, benefícios e cuidados – Estilo 5.0+:

Aromaterapia para Mulheres – Por Samia Aromaterapia – 11:01

Como funciona e o que é aromaterapia? Tudo que você precisa saber! André Ferraz Aromaterapia – 12:31

 

Onde comprar óleos essenciais:

  1. https://www.bioessencia.com.br/
  2. https://www.doterra.com/BR/pt_BR
  3. http://www.viaaroma.com.br/
  4. https://www.thebodyshop.com.br/
  5. https://loja.phytoterapica.com.br/
  6. https://www.useorganico.com.br/aromaterapia/oleo-essencial

Aromaterapia para casa:

Supérbia – Home Spray Relaxa – R$ 72,99

O Home Spray Relax Supérbia é composto por notas aromáticas de lavanda, alecrim e cedro, resultando em uma fragrância que desperta calma e tranquilidade, e traz memória olfativa de um fim de tarde no campo.

onde-comprar

Lembre-se que os óleos essenciais são uma riqueza indescritível da natureza e que não devem ser utilizados de maneira indiscriminada. Muitas vezes são necessárias toneladas de plantas para produzir um litro de óleo essencial.

E evitar o contato do óleo essencial diretamente sobre a pele.

Vamos nos beneficiar do que a natureza nos oferece, sempre com respeito e responsabilidade para ter uma vida longeva, serena e feliz.

Quer saber mais sobre bem-estar?

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *